Transtorno de Ansiedade Generalizada. TAG




 Tempos depois, aqui estou!


A oito meses venho tratando TAG, TOC e síndrome do Pânico. 

Se você está aqui, lendo esse post, você também se trata, ou deveria, correto?

  Agora que já "aprendi" a conviver com meus transtornos, tomei a decisão de ajudar a quem está entrando nessa maré alta e acha que está perdido. 

Vamos identificar os sintomas? 

° Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos)

°Dor /pressão/aperto no peito.

°Fadiga.

°Falta de ar.

°Tremores nas mãos e suor frio.

° Dor/aperto/desconforto no braço esquerdo. 

° Sensação de aperto no pescoço (mais do lado esquerdo)

° Pontadas no peito.

°Perda ou aumento de apetite. 

°Perda ou ganho de peso.

°Dor de cabeça.

°Dificuldade de concentração.

°Tristeza profunda/depressão. 

° Isolamento/Fobia social.

°Sono excessivo ou insônia. 

°Medo sem explicação. 

Bom, esses são os sintomas que convivi diariamente por meses seguidos. Tem vários outros, mas esses são os principais. 

Descobri que tinha Tag quando minha vida estava calma, por isso, se você estiver achando que seu diagnóstico está errado porque "aparentemente" você está numa fase tranquila, te digo que não está! 

 Relutei, busquei outros médicos, fiz exames e nada!

Mas quais são os exames que são necessários para diagnóstico da Tag?

Não, não são para diagnóstico da tag, e sim para descartar outras doenças. Oque ajuda muito a nossa ansiedade, descobrir que não tem uma doença grave é ótimo!

Fiz uma bateria de exames, físicos, laboratoriais e de imagem. Passei por clínico geral, cardiologista, psicólogo e psiquiatra para então aceitar que meu problema não era físico e sim emocional. 

Fiz hemograma completo, tireoide, colesterol, HIV, vitaminas... enfim, tudo que dava pra ver no sangue, eu fiz! Graças a Deus, tudo normal!

Então corri para o cardiologista, eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter... cara, tudo normal. Mas quem explica aquela sensação de infarto?

Foi só ai que entendi que precisava realmente de ajuda, e busquei. 

Comecei meu tratamento com Venlafaxina, Hemitartarato de Zolpiden e Passiflora.

Minha adaptação a Venlafaxina foi triste, os efeitos colaterais bateram com força.  Enjoos, vômito, constipação, dor de cabeça e insônia. Não estava fluindo, sabe...

Na próxima consulta, minha psiquiatra adicionou a Risperidona, e meus queridos, eu cheguei a beira da loucura!

Parecia que não era mais eu ali naquele corpo, meu humor já não existia mais, eu sentia uma vontade imensa de desaparecer, pensamentos de suicídio, perdi totalmente a vontade de comer e via perigo em absolutamente tudo a minha volta. Fiz os 15 dias da tal adaptação, até que no vigésimo quarto dia eu surtei, sim, com direito a grito, choro e desespero. Tinha a certeza de ver coisas e pessoas dentro da minha casa... foi tenso! Emergência, medicação....

Próxima consulta e trocamos a Risperidona e a Venlafaxina por Desvenlafaxina, Ansitec e Quetiapina. 

Vejo vários relatos em que a Quetiapina não foi uma boa opção, mas pra mim foi e está sendo ótima! 

A Desvenlafaxina tem os efeitos colaterais mais brandos comparada a Venlafaxina, assim a adaptação não é tão sofrida.

O Ansitec tem me deixado controlada, numa "boa" não senti efeitos colaterais a não ser a perda de apetite, já emagreci muito, mas já recuperei oque perdi e ainda ganhei mais um pouco, rs.

 Ah, sobre a libido, com o tratamento correto ela vai voltando

Tenho feito terapia online, já que a síndrome do Pânico ainda não me permite lugares "cheios" graças a pandemia. Ainda tenho algumas limitações, que estamos trabalhando para melhorar. 

Não gosto que pessoas desconhecidas me toquem, não consigo ficar em ambientes fechados, não consigo fazer um passeio onde tenham pessoas, ainda não consigo deixar meus filhos irem a rua, shopping ou coisas do tipo. Mas aos poucos vou melhorando, já fiz um grande avanço nos últimos meses, até consegui ir ao supermercado essa semana, não consegui terminar a lista, mas pelo menos fui. Kkk

Com esse post, eu quero que você que esta lendo saiba que passa, isso passa! 

Não permita que isso seja mais forte que você. 

Não se afaste de quem te ama.

Não force a barra, va no seu tempo.

Não permita que os pensamentos negativos tomem conta de você. 

Procure fazer coisas que te tragam sensação de calma.

Caso você trabalhe e esteja com dificuldade, saiba que você pode pedir afastamento de 15 dias, basta conversar com seu psiquiatra e solicitar um laudo médico, caso precise de mais tempo, essa licença pode ser estendida, e até virar uma aposentadoria, caso seja comprovada sua necessidade. 

Espero de alguma forma poder ajudar vocês, nós não estamos sozinhos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Base boa e baratinha?

Depo-Provera, Tudo oque você precisa saber!

Hidratantes faciais bons e baratos.