Como lidar com as crises de ansiedade.

 



Como eu esperava, ficaram duvidas no ar, né?

A pergunta que eu mais recebi foi sobre como eu lido com minhas crises.

Ok, vamos lá!

No início eu não tinha noção de que oque eu sentia era uma crise de ansiedade ou de Pânico

As duas são diferentes, mas uma acompanha a outra na maioria das vezes. 

Começava com uma pressão na cabeça, como se eu estivesse pensando em muitas coisas ao mesmo tempo, dali vinha a tremedeira nas mãos, suor frio, o coração parecia que ia sair pela boca.

Uma pressão forte no tórax, como se meu peito fosse abrir, estourar como um balão. 

Como disse no post anterior, a princípio acreditei que fosse um ataque cardíaco ou AVC. Fui para a emergência e na triagem não foi identificado nenhuma alteração na pressão, na oxigenação e na temperatura. Fui então encaminhada a sala médica e meu pré diagnóstico foi "ansiedade"

Mas como assim?! Eu estava super de boa, nada me abalava e realmente estava me sentindo muito feliz.

Fui medicada e liberada, em casa tomei um calmamente que já tinha aqui mesmo e dormi. 

No dia seguinte, a crise veio mais forte, eu não conseguia raciocinar e por sorte minha mãe estava comigo. 

 Tentei me concentrar no que eu podia ver, tocar e ouvir, isso porque cientificamente falando, nosso cérebro não consegue focar 100% em mais de uma função, ou seja, comecei a "enganar" minha mente. E assim fui fazendo por várias vezes até que tive meu diagnóstico. 

A ansiedade e o Transtorno de Ansiedade Generalizada, não são a mesma coisa, por isso os tratamentos se diferem.


A ansiedade é quando seu corpo reage a expectativas, como quando vamos viajar, por exemplo.  Ficamos eufóricos e ansiosos para chegar onde vamos. Nosso cérebro libera toxinas que nos mantém alertas, animados e por isso temos várias sensações ao mesmo tempo. Isso é super saudável, desde que não se torne excessivo. 


O Transtorno de Ansiedade Generalizada é um distúrbio dado a preocupações excessivas, apreensão. Dificilmente controlada sem ajuda, pois perdemos o controle de nossos pensamentos e imaginamos sempre o pior.

Por exemplo: Eu peguei um resfriado, algo muito comum, mas na minha cabeça, é covid e nada muda esse pensamento. 

Já imagino os sintomas na fase grave, imagino que se eu precisar ser entubada, não vou resistir e isso dura horas...

Já tive centenas de resfriados, durante a pandemia foram 3 e nos três tive crises pelo mesmo motivo.

Temos também o péssimo hábito de nos cobrarmos muito, coisas pequenas ou grandes, nos sentimos sempre incapazes e nesse mundinho da Tag, somos sempre inferiores. Oque muitas vezes é visto como vitimismo por quem está vendo de fora. Não, não é! 

 Hoje quando começam as crises eu já repito meu mantra sagrado: 

"Isso não é real, minha cabeça não me engana"

"Isso já vai acabar, não é de verdade"

"Eu não estou morrendo, tá acabando "


Procuro me manter calma, respiro regularmente e me concentro em coisas reais, como meus filhos, por exemplo. 

Conselhos:

Não saia andando sem rumo durante uma crise. 

Não se tranque num cômodo durante uma crise. 

Não ofenda ninguém durante uma crise.

Tudo isso só vai piorar sua situação. 

Se tiver alguém que possa contar, chame essa pessoa, se você se sentir mais seguro (a) com ela.

Tente conversar, se nao conseguir, apenas fique calmo até que toda essa onda passe, passa! 

Se conseguir identificar uma crise no início, busque fazer coisas que distraiam sua mente. 

Ler livros, jogar, fuxicar redes sociais...

Eu costumo colocar uma cadeira em baixo do chuveiro e tomar um banho demorado, até me acalmar. Hoje, eu prefiro estar acompanhada, tenho filhos e meu medo maior é perder a consciência e desmaiar com meus filhos sozinhos dentro de casa, mas há quem prefira e possa ficar sozinho (a)


Eu sei que parece que não vai passar nunca, mas tenha certeza, dura menos tempo do que nós imaginamos. Apenas mantenha sua mente distraída. Sinta o chão que você pisa, ouça os sons ao seu redor, olhe para algo real e tente voltar a realidade. 

A falta de ar durante as crises, você pode controlar com exercícios de respiração:

Inspira.

Prende 3 segundos.

Solta de vagar.

Vai repetindo até que se sinta calmo (a)

No YouTube, tem vários vídeos com meditação para momentos de crise.

Tem também vários aplicativos que ajudam, como o Meditopia, por exemplo. 

Bom, é isso!

Resumidamente, é assim que tenho feito para passar por essas ondas de loucura, onde um dia quero morrer, no outro quero viver mais que tudo... Coisa de doido!

No próximo post venho explicar sobre as medicações e efeitos colaterais, resolvi falar sobre isso hoje para ajudar a quem está naquela fase de crises recorrentes.


Comentários

  1. Estou aqui para vos falar de um remédio natural que é
    que lhe faz pensar porque é que o seu médico não lhe disse
    sobre isso. Então, por outro lado, é bastante óbvio
    porque é que o seu médico não o fez, porque essa não é a sua função, é
    isso? Mas, a sério, promete-me que não vais ficar muito zangado
    com o seu profissional de saúde, não é realmente a sua
    falha. Eles só podem praticar o que lhes é dito
    Quando a sua saúde está em risco, não há tempo para o Tom
    tolice, tem de se chegar à causa e cortar
    no início. Por isso, tem sofrido de gota dolorosa
    ataques? Bem, permita-me que lhe dê um novo
    perspectiva sobre a solução para as pragas que em tempos vos causei no vosso sapato até o meu amigo universitário me apresentar ao centro de ervas Dr Itua que cura o meu hiv/herpes depois de o ter bebido durante duas semanas, como instruído, o Dr Itua é um médico de ervas de África que tem o poder natural de curar as seguintes doenças: Herpes,Hiv,Hepatite B,Fibróide,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Fatal Fatal Fator de Insónia Familiar V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Desmoplásico,Diabetes,Doença Celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral,Ataxia,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical.Asma,Alérgica
    Como o Dr. Itua me garante que todas as doenças abaixo mencionadas garantem uma cura 100% permanente para todas estas doenças, acredito tanto no Dr. Itua porque ele me ajuda a curar o meu hiv/ herpes que tem sido o meu fardo na vida, por isso prometi ao Dr. Itua que testemunharei sobre o seu trabalho online depois de me curar e é isso que estou a fazer aqui, por isso, por favor, se sofre destas doenças não hesite em escrever ao Dr. Itua Herbal Center por e-mail: drituaherbalcenter@gmail.com ou fale com ele sobre o quesapp: +2348149277967.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Base boa e baratinha?

Depo-Provera, Tudo oque você precisa saber!

Hidratantes faciais bons e baratos.