Diastase Abdominal
Diastase Abdominal.
E ai amadas, tudo em cima?
Vim contar pra vocês sobre a minha experiência com a Diastase Abdominal.
Quando contei lá no insta, algumas mulheres se identificaram, me mandaram DM querendo mais respostas e tal...
Por isso, achei melhor resumir tudo aqui no blog, fica mais fácil de explicar.
》 Oque é Distase Abdominal?
•A Diastase Abdominal, é o afastamento dos músculos retos abdominais. (Aqueles que fazem os gominhos).
》 Oque causa a Diatase Abdominal?
•Gravidez.
•Perda de peso rápida.
•Pegar Peso em excesso com postura errada.
》 Sintomas da Diastase Abdominal?
• O mais notável é o "buraco" na região central do abdômen, já que os músculos não estão mais juntos.
• Dor lombar ao sentar, andar, fazer exercícios, trocar a fralda do bebê e etc...
Como os músculos estão separados, eles ficam mais fracos, oque sobrecarrega a coluna.
》 Como diagnosticar a Diastase Abdominal?
• Na maioria das vezes, a própria mulher nota o afastamento, mas não sabe do que se trata ou da intensidade do afastamento dos músculos. E então procuram um médico para maiores esclarecimentos. Quando não, em uma consulta com seu clínico, relatam o incômodo e são diagnosticadas.
》 Como tratar a Diastase Abdominal?
• Dependendo do grau do afastamento, é indicado pelo médico alguns exercícios que podem "diminuir" esse afastamento, como o pilates.
•Pode ser também indicado a fisioterapia, onde são utilizados aparelhos que promovem a contração muscular do reto abdômen.
•Em último caso é indicada a correção cirúrgica, onde é feita uma sutura, unindo novamente os músculos que foram afastados.
No meu caso, descobri a Diastase Abdominal após minha segunda gestação. Apesar de não ter engordado tanto, minha barriga ficou imensa e arrebentou a mamãe aqui.
Com uns 5 meses de pós parto, percebi que além da flacidez gritante, minha barriga tinha um vão ali onde ficava a linha nigra (aquela listra que da na gravidez).
Comecei a pesquisar e fui fazer o tal teste.
◇ O teste:
Você deita no chão, põe os dedos nessa abertura e faz o mesmo movimento de um abdominal. Se seus dedos saírem da abertura, tá de boa!
Mas, se eles ficaram lá ou afundaram é a bendita Diastase.
Pois bem, fiz o teste e couberam exatos 4 dedos. Pensei, "Me lasquei!"
Na mesma semana tive consulta com a minha obstetra e ela confirmou. 9 centímetros de uma bela e desgraçada Diastase. Explicado a dor nas costas que eu associava ao peso do Iago (pobre coitado).
Ela me alertou que nesse caso, seria indicação cirúrgica, mas como eu amamentava e meu filho era tão dependente, eu optei por fazer exercícios pra tentar amenizar. Comecei a fazer exercícios depois dos 10 meses de pós parto, acompanhada por uma especialista e após 4 meses sem sucesso nenhum, eu busquei ajuda de uma esteticista.
Começamos a fazer sessões de corrente russa e nada mudava.
Desisti e tentei me conformar com aquilo. A auto-estima caiu 100%. Minha barriga era horrível!
Foi quando de repente, senti uma dor insuportável, como se algo dentro de mim estivesse preso, prestes a arrebentar. Fui pra emergência e descobri uma hérnia umbilical que foi provocada graças a Diastase.
Ali não restavam mais dúvidas, era cirúrgico. Levei essa situação até o Iago completar 1 ano e 2 meses, quando tive uma segunda crise de dor. Centro cirúrgico!
Fui acompanhada por um cirurgião geral para correção da hérnia e por uma cirurgião plástica para a correção da Diastase.
A cirurgia durou cerca de 3 horas.
Pronto, hérnia colocada no lugar, Diastase fechadinha.
Meu tempo de recuperação foi de 60 dias, quando o médico me deu alta eu só segui as orientações padrão mesmo.
• Não pegar peso.
• Cautela ao levantar
• Sem grandes esforços físicos.
• Exercícios só após 6 meses.
A cicatriz é lá em baixo, no meu caso, pega da ignal direita até a ignal esquerda. (Cicatriz da abdominoplastia)
Tenho a tela por conta da hérnia e o abdômen costurado desde a altura do estômago até a região da pélvis. A cicatriz não incomoda, qualquer biquíni cobre e aquela dor na lombar não existe mais.
Hoje, se encontra com muita facilidade profissionais especializados em Diastase. Se você tiver condições, aconcelho que busque a ajuda desse profissional.
No YouTube, também tem alguns exercícios que podem ajudar bastante. Mas lembre-se, o exercício errado pode piorar o quadro da Diastase.
Então babys, meu conselho é que se você se encaixa aqui nesse relato, faça o teste, procure seu médico e siga a orientação dele assim que possível, se puder, imediatamente.
Um problema puxa outro, e a situação que já não esta boa, piora.
Beijinhos e se cuidem! 😘
Comentários
Postar um comentário